Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Onde o mote é a fotografia e... outras eventuais peregrinações.


18
Set14

 

  

 

 

 

 

HISTÓRIA

 

Na sequência da construção do Mercado Municipal de Matosinhos, a Câmara Municipal do Porto contratou a empresa ARS Arquitectos, dos Arquitetos Fortunato Cabral, Cunha Leão e Morais Soares, para desenhar um novo mercado municipal para a cidade. O edifício foi projetado em 1949, as obras iniciaram-se em 1951 e a inauguração aconteceu no ano seguinte. O novo edifício seria marcado por uma conceção arquitetónica moderna, com estrutura em betão armado e uma inovadora cobertura abobadada rasgada por grandes envidraçados, permitindo uma boa iluminação natural de todo o espaço.

 

O edifício foi desenhado com três pisos, de forma a aproveitar o declive natural da área, sendo a sua periferia ocupada por lojas independentes. Outra particularidade do edifício original era a separação zonal do mercado, situando-se a peixaria num nível inferior de forma a permitir um melhor arejamento. No primeiro piso localizava-se ainda uma galeria (que em grande parte sobrevive, depois da remodelação terminada em 2013) que circundava todo o mercado e dava acesso a lojas independentes, como talhos e padarias.

 

O NOVO BOM SUCESSO

 

Em Junho de 2009, o executivo da Câmara Municipal do Porto aprovou a entrega do Mercado do Bom Sucesso a uma empresa privada, a Eusébios, para a construção de um hotel "low cost". O projeto foi aprovado com os votos do PSDPP e PSe contou com a oposição do Bloco de Esquerda1 e do PCP.2 Foi também formado um movimento, Mercado do Bom Sucesso Vivo!, de oposição ao projeto.

 

Em 25 de Janeiro de 2011 foi assinada a escritura para a cedência do direito nos próximos 50 anos (prorrogáveis por mais 20) de superfície do Mercado do Bom Sucesso à empresa Mercado Urbano (subsidiária da bracarense Eusébios & Filhos, sa

wikipedia

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 22:25


1 comentário

Imagem de perfil

De Existe um Olhar a 19.09.2014 às 17:28

Adorei ver estas geometrias e o partido que tirou das linhas modernas do edifício.

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Posts mais comentados