Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Onde o mote é a fotografia e... outras eventuais peregrinações.


05
Out16

DSCN4086b-001.jpg

DSCN4070f-001.jpg

DSCN4076g-001.jpg

DSCN4083t.jpg

DSCN4097-001.jpg

DSCN4103b.jpg

DSCN4105v-001.jpg

Gondomar é um Município que pelas suas tradições se reveste de Festas e Romarias recheadas de animação, fruto das manifestações populares que se distribuem por todos os meses do ano.

As tradições populares estão cada vez mais vivas em Gondomar. Desde o folclore, com os seus trajes a rigor, às festas e romarias que tanta alegria trazem ao Município.

Há mais de 300 anos, acontece, em Outubro a mais importante manifestação popular do Concelho, denominada por Romaria de Nossa Senhora do Rosário, São Cosme e São Damião, que decorre na freguesia de Gondomar (S. Cosme). Do ponto de vista profano é também conhecida por “Festa das Nozes”. Esta é a altura em que os gondomarenses lançam às janelas e varandas as melhores colchas e bordados, para participarem na majestosa procissão de Nossa Senhora do Rosário.

É também nesta altura do ano que aparecem as nozes, possuindo o Concelho de Gondomar uma riqueza natural nas margens do rio Douro que se prestam ao cultivo da nogueira, daí o aparecimento de grandes centros de comercialização de nozes, como são os casos de Melres e Gondomar (S. Cosme).

Fonte: C. M. de Gondomar

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 21:02



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Posts mais comentados