Saltar para: Posts [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Onde o mote é a fotografia e... outras eventuais peregrinações.
Igreja Matriz de São Pedro da Cova
É um monumento com linhas arquitetónicas contemporâneas de um traçado completamente inovador à data da sua construção. Inaugurada a 22 de Setembro de 1963 substituiu a anterior Igreja quase com um século de existência dado a sua construção datar de 1860.
A construção da atual Igreja Matriz deve-se ao esforço e empenho do pároco, Pe. António Joaquim Alves das Neves que, movendo as suas influências junto da direção das Minas de Carvão, com um grupo de paroquianos fiéis bairristas, movimentaram instituições públicas e governamentais no sentido da angariação de fundos para tal construção.
O povo da freguesia teve aqui um empenho e dedicação extraordinários tornando-se o principal factor contributivo para a sua construção, sempre acarinhado e estimulado pelo seu pastor.
Grandes artistas participaram na sua conceção e construção, sendo ainda hoje considerado um monumento de rara beleza em todo o País.
.............................................................................................................................................
Texto recolhido da Net
Antiga capela de Nº Sra da Piedade ou do Cais, deve o seu nome ao facto de ter sido transferida para aqui a imagem da Senhora do Ó, proveniente da capela da Porta da Ribeira, demolida em 1821. O edifício data do séc. XVII, tendo sido remodelado no séc. XIX após a destruição ocorrida durante as lutas liberais. No interior, destaca-se um retábulo em talha de inícios do séc. XVIII, da autoria de João da Costa.
Informação colhida na Net
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Informação própria: Já há muitos anos que passo junto desta (minúscula) capela e nunca tive a oportunidade de a encontrar aberta. Recentemente, encontrei-a de porta franqueada, por forma a ser visitada e aproveitei para entrar e fazer os registos que aqui deixo.
Um recanto da Ribeira do Porto onde parece ainda não ter entrado a moda dos hosteles e outras modernices que estão assaltando a Cidade Invicta
O Cemitério de Agramonte é um cemitério da cidade do Porto, Portugal. Foi aberto em 1855. A capela do cemitério foi construída em 1870/1871, projetada pelo engenheiro Gustavo Adolfo Gonçalves, e ampliada em 1906 pelo arquiteto Marques da Silva. Os frescos em estilo bizantino foram obra de Silvestro Silvestri, em 1910.
Como costumo dizer - Mais meia dúzia de "vadiagens fotográficas"
Antigos edifícios da zona industrial textil da zona da Fontinha.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Com uma área de 493 hectares e 2621 habitantes, Crestuma mora num monte do extremo oriental do concelho de Vila Nova de Gaia, na margem esquerda do rio que lhe marca os limites geográficos com Gondomar. A fundação desta freguesia confunde-se com os primórdios de Portugal. A indústria têxtil e a fundição permitiram que fosse uma das mais evoluídas no concelho. No entanto, a crise energética de 70 conduziu à ruína e emigração. Na zona da Fontinha, permanecem edifícios que outrora fizeram parte da zona têxtil.
Origem do texto: Wikipédia
A Igreja Matriz de Rio Tinto localiza-se na freguesia e cidade de Rio Tinto, concelho de Gondomar, distrito do Porto, em Portugal. Erguida sobranceira ao vale onde corre o Rio Tinto.
O atual templo, sob a invocação de São Cristóvão, padroeiro da cidade, foi iniciado em 1768, sobre outro, mais antigo, associado ao antigo Mosteiro de São Cristóvão de Rio Tinto, de freiras beneditinas, extinto em 1535.
Wikipédia, a enciclopédia livre.
Apenas meia dúzia de imegens da Cidade do Porto que foram recolhidas no que eu custumo chamar de "vadiagens fotográficas"
Construída entre 1938 e 1947, com projeto do monge beneditino Paul Bellot Tem uma monumental fachada em granito. De realce um conjunto de vários vitrais sobre a vida de Cristo e de Maria. O interior tem influência das basílicas romanas, da arte moçárabe e do gótico. O autor do projeto inspirou-se na arte bizantina e árabe. No coro alto está instalado o Grande órgão de 39 registos da firma Orgelbau Georges Heintz. Ladeiam a fachada duas torres, a maior das quais com cinquenta metros com o miradouro mais alto da Cidade do Porto. No seu interior está instalado um carrilhão constituído por dezoito sinos.
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Texto de: VisitPorto
A Cidade da Maia dispõe de um Parque de Lazer, situa-se na Fundação Gramaxo com entrada pela Rua Nossa Senhora do Bom Despacho. O espaço tem entrada gratuita e encontra-se aberto ao público todos os dias.
Texto retirado do site_ portoenorte
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.